No mundo digital de hoje, onde as marcas e as invenções tecnológicas disputam a atenção e o interesse do consumidor, proporcioná-lo a participação em uma experiência multimídia interativa, aumenta o envolvimento dele com determinada marca. É por isso que o Marketing Interativo, qualquer tipo de ação que possibilita a interação com conteúdo visual ou escrito, é uma tecnologia que ganha cada vez mais espaço e força.
Nos dias de hoje, onde consumimos praticamente 24h de conteúdo digital, existe algo mais atrativo, envolvente e interessante do que se deparar com uma invenção tecnológica que proporciona experiência multimídia interativa ao público? Gigantescos painéis de LED e intervenções em 3D são práticas tecnológicas cada vez mais usadas no mundo, por diversas marcas, para aumentar o envolvimento com seu público-alvo.
As ações tecnológicas podem melhorar os resultados das empresas e ajudá-las a se destacar, através do envolvimento com o público. Já que, no mundo digital de hoje, é mais importante do que nunca se destacar em meio à multidão, aos concorrentes e impressionar o mercado-alvo.
O principal motivo pelo qual esse tipo de marketing vem ganhando popularidade?
É que ele faz com que o público “dê um passo à frente” e se envolva com a marca. Ao invés de ler um post, uma matéria ou dar play em um vídeo, por exemplo, o consumidor pode dedicar um tempo a interagir com o conteúdo interativo de determinada marca.
Mas, o que exatamente é Marketing Interativo?
Marketing Interativo é qualquer tipo de ação de marketing que possibilita ao público interagir com um conteúdo visual ou escrito. A interação pode ser algo simples como um quiz online, um infográfico, um jogo, transmissão ao vivo, áudio. Ou uma experiência multimídia com painel de LED e intervenções em 3D, por exemplo.
Em resumo: o Marketing Interativo convida o público a se envolver com a marca!
Agora que você já sabe o básico sobre o que é Marketing Interativo e as vantagens de investir nos diferentes conteúdos que envolvem o consumidor, reunimos os 5 exemplos mais impactantes e tecnológicos para que você se inspire e crie suas próprias experiências!
Envolver moda e tecnologia é sempre um sucesso, e faz a cabeça do público rapidamente.
A vitrine da Zara de Nova York, e agora também a do Shopping JK Iguatemi (São Paulo), contém magníficos gráficos 3D desenhados pelo artista Shane Fu, do estúdio ShaneF Motion Design.
As obras digitais fazem parte das intervenções artísticas em 3D expostas nas gigantescas vitrines de marcas como Zara e Louis Vuitton.
Quem não gostaria de olhar novamente para aquela pessoa especial que partiu, mesmo que de maneira breve?
O MyHeritage, uma plataforma de genealogia online, uniu o desejo do público com um conceito unificador de imagem e deu origem a uma fantástica e emocionante experiência.
Para poder ver novamente o ente querido, o usuário precisa criar uma conta e fazer o upload de fotos da pessoa que deseja matar a saudade. Em seguida, a imagem fica animada e mostra o rosto, em formato de vídeo, com algumas expressões faciais.
Já pensou estar jogando videogame e ser surpreendido com uma apresentação virtual de um dos artistas mais relevantes do cenário musical internacional?
O músico Travis Scott surpreendeu pelo menos 14 milhões de jogadores e fãs ao fazer uma apresentação virtual, do seu novo álbum “Astronomical”, no game “Fortnite”.
A Epic Games, desenvolvedora do show virtual, afirmou que a performance bateu o recorde de show com mais “público” no “Fortnite”. Os jogadores podiam interagir com o artista “pessoalmente” durante o show.
Combinar uma das maiores marcas de animação com uma estrela internacional da música é o combo para o sucesso absoluto.
A equipe do Pokémon criou um show interativo especial para promover o 25˚ aniversário. O evento, uma transmissão ao vivo, contou com o músico Post Malone como personagem de desenho animado. Enquanto o músico realizava o show, os personagens do Pokémon interagiam com ele.
Já pensou estar andando nas ruas e se deparar com um felino hiper-realista em uma tela de LED interagindo com o público?
A Cross Space, uma das empresas desenvolvedoras da gigantesca tela de LED em Tóquio (Japão), exibiu um gato hiper-realista em 3D que ganhou vida em uma tela com curvatura de 1.664 pés quadrados (154 metros quadrados) e resolução em 4K.
O felino simpático que estampava a tela tinha uma rotina interativa com os moradores e frequentadores da região, das 7h às 1h. De manhã ele acordava, à tarde podia ser visto de pé miando para quem passava nas ruas, e à noite, sonolento, se deitava e adormecia com a cabeça apoiada nas patas.
Viu só?! Os conteúdos de Marketing Interativo são realmente surpreendentes e envolventes. Além de fomentar a interação com o público, são excelentes estratégias para destacar marcas em meio aos concorrentes.
Chegou a hora de você colocar os ensinamentos em prática e oferecer ao seu público-alvo uma forma infalível de conexão e interesse. Se você não souber como formular o planejamento estratégico para colocar a tecnologia em prática, conte conosco!