Decidir qual é o melhor carro para a família, o momento ideal de comprar um imóvel, quando abrir o próprio negócio, traçar o destino da próxima viagem, mobiliar e decorar a casa. Para tomar todas essas decisões, visando ser o mais assertivo possível, deve-se organizar as ideias, reconhecer as necessidades e agir com base nas disponibilidades.
Para que uma empresa tenha sucesso é necessário tirar as metas do papel e traçar um plano de ação, assim como para todas as escolhas da vida. Pensar de maneira estratégica nas futuras decisões do negócio, pontuar quais passos serão dados, porquê e para qual lado apontarão são atividades que pertencem ao planejamento estratégico, processo que é capaz de aproximar a empresa do sucesso.
De maneira simplificada, o planejamento estratégico é o processo no qual a empresa simula ações e toma decisões sobre possíveis acontecimentos. A questão estratégica é muito mais do que estabelecer metas, é ter compromisso com o que foi e será traçado. São essas pontuações fiéis que formam o propósito da marca e fazem com que as pessoas se sintam conectadas e em compatibilidade com a empresa.
Durante o desenvolvimento do processo estratégico algumas questões são norteadoras: como tornar a empresa diferente das outras propostas do mercado? Como se tornar referência e marcar uma vantagem competitiva? Como encontrar o lugar do seu negócio em meio ao mercado?
Pode parecer exagero mas não é: se o plano de negócio da sua empresa não vem acompanhado de um planejamento estratégico, você está dentro de um carro no qual não pode controlar a direção. Um dos principais problemas das empresas, e que já fez grandes nomes do mercado se perderem, é não ter as metas de curto, médio e longo prazo bem traçadas. O risco que se corre por não saber qual será o ponto de chegada pode custar muito caro.
Para dar início ao planejamento diversas áreas precisam ser estudadas. Vamos ao passo a passo?
Os três pilares principais que tornam sua empresa única:
Missão: a razão por ela existir.
Visão: o que a empresa deseja ser.
Valores: o conjunto de princípios que servem de guia para o comportamento e as atitudes.
Caso a empresa já tenha uma identidade organizacional, vale analisar quando ela foi construída para ver se no atual momento os pilares ainda se mantém atuais e válidos.
O termo vem do inglês e a sigla se refere a forças (strengths), fraqueza (weakness), oportunidades (opportunities) e ameaças (threats). A partir destes quatro pontos estudados você começa a reconhecer todas as características da empresa. De acordo com cada realidade é possível enfatizar e manter os pontos fortes, reconhecer as fraquezas, encontrar novas oportunidades e se blindar das ameaças.
Após definir os objetivos, o seguinte passo é reunir todas as ideias e dar início à execução. Construir um plano de ação é fundamental para identificar e buscar como a marca irá atingir os objetivos e metas. Vale ressaltar que um plano de ação pode ser composto por poucas ou diversas ações. O número de sugestões não garantirá o sucesso, mas sim o impacto que as ações terão sobre o público.
Anotou todas as dicas para montar um planejamento estratégico sólido? Se atente às necessidades do processo que você conseguirá otimizar seu tempo e ampliar os resultados.