Omnichannel: a estratégia que visa a experiência do consumidor

Omnichannel significa multicanal. É uma estratégia de uso simultâneo conectada em diferentes canais de comunicação, com o objetivo de unir o on e offline, tornando a experiência do consumidor ainda melhor. Esta estratégica tendência do varejo permite a interligação do virtual e do físico. 

O que torna o varejo um dos segmentos mais disputados do mercado?
As vendas presenciais - embora tenham diminuído durante estes meses de isolamento - e a possibilidade de adquirir o mesmo produto em diversos lugares. 

Diariamente as empresas recebem um alto número de consumidores interessados em seus produtos e serviços, o que fomenta uma guerra de preços, que apesar de ser necessária na maioria das vezes, não é a única possibilidade para se destacar dos concorrentes. 

Com a transformação digital - processo onde as empresas utilizam a tecnologia para realizar um atendimento personalizado visando a experiência do cliente - desencadeada pela mudança de comportamento do consumidor, as marcas não só mudaram como precisaram se adaptar à nova realidade. 

Mas, o que é Omnichannel e por que ser? 

O termo Omnichannel significa multicanal, e representa grande parte da transformação digital que vem acontecendo no consumo da maior parte da sociedade moderna. A estratégia aproxima a relação entre online e offline, com o objetivo de aprimorar a experiência do cliente. 

Composto por “omni”, que significa “tudo e inteiro” em Latim, e “channel”, palavra inglesa que significa “canal”, Omnichannel se baseia no uso simultâneo e conectado de diferentes canais de comunicação. Mesmo dentro de uma loja física você pode utilizar o aplicativo da marca para verificar descontos ou estoque de produto. 

Com todas as opções de compra interligadas é possível oferecer uma experiência de consumo cada vez melhor e mais próxima com o cliente. A estratégia, que ainda é relativamente recente, já tem sido aplicada por grandes empresas do varejo que visam se destacar da concorrência. 

Investir no diálogo multicanal possibilita diversos benefícios como melhorar os aprimorar os serviços oferecidos pela empresa, aumentar as vendas, fidelizar o cliente e reforçar a imagem da marca. A estratégia mantém todos os pontos de contato com o cliente sincronizados, e por isso é capaz de crescer ao analisar os dados do consumidor.

O futuro do varejo é ser Omnichannel? 

Com todas as informações ditas acima, não faltam motivos para afirmar que a estratégia representa o futuro do varejo, por mais recente e adaptável que seja. Vivemos a era do imediatismo, e assumir uma comunicação multicanal é a maneira perfeita de suprir a urgência e necessidade do consumidor.

A integração dos mundos on e offline tem ficado ainda mais nítida para as marcas: a fusão dos dois universos é capaz de criar mais oportunidades de venda e fidelização. A consultoria Provokers mostrou que 95% dos consumidores buscam determinado produto na internet antes de comprar em uma loja física. 

A jornada do cliente, na maioria das vezes, é composta por: buscar na internet antes de comprar algum produto em loja física. Este caminho indica o quanto as ações estratégicas digitais podem beneficiar as operações físicas. Apesar disto, o comportamento das pessoas varia bastante. Há quem prefira comprar pessoalmente e quem não troque as compras online por nada. 

Quais são as principais tendências da estratégia? 

Não esqueça que: o Omnichannel está em constante evolução.
Partindo disto, as mudanças na estratégia são movidas principalmente pelas novas informações que surgem sobre o comportamento do consumidor e pelas novas tecnologias disponíveis. 

Quando falamos no conceito, algumas tendências chamam atenção porque apresentam grandes inovações na apresentação dos produtos e serviços. Confira as 4 maiores tendências para implementar na estratégia da sua empresa: 

  • UX Design 

A abreviação de “User Experience” (Experiência do Usuário), é responsável por garantir que o design atenda e supra todas as necessidades dos usuários, garantindo satisfação ao dialogar com a marca em diversas plataformas.

Seria impossível trabalhar de maneira assertiva nos canais digitais sem dar atenção à experiência que determinada página e ação proporciona. A mesma pesquisa da Provokers mostra que os consumidores se importam com a experiência e com a qualidade do sites mobile que navegam. 

Por isso, UX deve estar no topo da lista de prioridades da sua empresa!

Provavelmente você conhece a Siri, da Apple, e a Alexa, da Amazon. Os dois softwares que respondem os comandos de voz são assistentes virtuais. De acordo com um estudo da agência de marketing digital iProspect, 49% dos usuários de smartphones no Brasil já usam assistentes de voz para se comunicar e solicitar ações. 

Os usuários veem o contato com os assistentes de voz - uma das principais tendências do Omnichannel e que grandes nomes do mercado têm investido fortemente - como parte de suas experiências diárias, o que faz com que a relação seja mais receptiva e relevante. 

  • Busca inteligente

O Google tem passado por diversas mudanças e cada vez maiores. Já foi o tempo em que o ranqueamento era limitado por palavras-chave. Atualmente a análise é bem mais complexa, que está diretamente ligada à busca inteligente. 

A busca comandada por voz, os cards de localização e as resenhas feitas por outros consumidores são alguns dos fatores que devem ser levados em consideração para conseguir tráfego orgânico e conquistar mais clientes através do conceito Omnichannel

  • Realidade virtual e aumentada

A realidade virtual é a ponte para uma experiência completamente imersiva de marketing. Quando falamos em Omnichannel, é o cenário perfeito para unir o mundo físico e digital, além de surpreender durante a experiência de compra do consumidor. 

A realidade aumentada é uma outra opção, principalmente para desenvolver atrações para dispositivos móveis. A tecnologia é mais simples e não requer um grande investimento como a realidade virtual. 

O Omnichannel é apenas uma das diversas possibilidades do Marketing Digital que você pode aplicar em sua empresa. Está pronto para dar início às novas estratégias e proporcionar uma experiência ainda mais interativa e atrativa aos consumidores? 

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