Esses adolescentes... tudo o que eles fazem é cantar, dançar e gravar vídeos de si mesmos como se estivessem em um karaokê. A última moda dos vídeos é o TikTok, um aplicativo gratuito para iOS e Android especializado em vídeos de 15 segundos com orientação musical. Anteriormente conhecido como Musical.ly, o nome atualizado desse aplicativo de música é infinitamente mais atraente.
Os vídeos do TikTok podem apresentar gêneros musicais como hip-hop, EDM (música eletrônica de dança), pop, rock, rap e country, em categorias de vídeo como Dança, Comédia, Vlog, Comida, Esportes, Faça você mesmo (DIY), Animais e… várias outras . E só para deixar as coisas estranhas, alguns vídeos não têm música nenhuma. De acordo com o TikTok: "É cru, real e sem limites... crie o que te inspira", em 15 segundos.
De muitas maneiras, o TikTok é semelhante a outros aplicativos de vídeo pessoais por aí - você captura o que está fazendo, coloca alguns outros elementos (filtros, efeitos especiais, adesivos e música) e o publica online para que todos possam ver. Quando você cria uma conta, o algoritmo do aplicativo começa a selecionar um feed de vídeo personalizado direcionado especificamente para o seu gosto, com base no que você assiste, curte e compartilha.
Há muito para escolher. O Tik Tok hospeda literalmente milhões de vídeos reunidos de um corpo mundial de criadores selecionados especificamente para você e projetados para manter os olhos colados na tela. E também tem algum conteúdo comercial, claro. Até agora, a fórmula parece estar funcionando. Você pode não gostar de todos os vídeos, mas é fácil deslizar o dedo na tela para passar para o próximo e é difícil desviar o olhar depois de começar.
Os vídeos são atraentes porque são curtos: duram apenas 15 segundos e são repetidos em um loop contínuo. Você pode adicionar efeitos sonoros e músicas aos seus vídeos e editá-los com milhões de clipes e sons isentos de direitos autorais. As ferramentas de edição permitem cortar, mesclar e duplicar clipes de vídeo com facilidade, além de adicionar adesivos de rosto, emojis e efeitos de embelezamento. O Tik Tok atualiza continuamente seus filtros de transmissão ao vivo com novos designs criativos. Dito isso, os resultados estão por todo o lado, desde a exibição de talentos óbvios e momentos preciosos - que podem ser muito divertidos - até vídeos tão peculiares que são quase inatingíveis.
O TikTok agora diferencia entre seus colaboradores regulares e mais prolíficos, permitindo que os usuários interessados visualizem suas estatísticas de desempenho por meio de contas de nível profissional. Essas contas especiais foram criadas para fornecer aos colaboradores mais informações sobre seu desempenho on-line e como o público está respondendo aos vídeos. As contas profissionais fornecem uma ferramenta de análise para avaliar melhor o desempenho e o envolvimento do público.
O TikTok é um mercado movimentado, cheio de criatividade, com um apelo específico aos jovens musicais. É puramente um veículo de entretenimento para qualquer pessoa, gratuitamente. Novos procedimentos de privacidade estabelecidos neste ano devem ajudar todos os usuários a controlar melhor seu ambiente e interações com o resto da comunidade TikTok e proteger especificamente crianças menores de 13 anos de idade de conteúdo inapropriado e comportamento predatório.
Seu público faz parte desse aplicativo? Comece a utilizar o Tik Tok e entender na prática como ele funciona. Sabemos que manter-se onde nosso público alvo está é a maior garantia de que iremos atingí-lo. Quem sabe o Tik Tok será uma moda passageira, quem sabe não será... O jeito é esperar para vermos. Mas, enquanto isso, devemos estar onde podemos ser vistos! Dessa forma, comece a criar uma estratégia, aplique-a da melhor maneira possível e não perca o timing!