SEO: afinal, o que é?

Search Engine Optimization, mais conhecido como SEO, é uma das principais estratégias do Marketing Digital. No primeiro contato o nome pode causar um pouco de estranheza, mas ele nada mais é do que o conjunto de técnicas para otimizar sites, blogs e outras páginas da web de maneira orgânica. Afinal, quem não deseja aparecer nas primeiras posições de busca do Google?

Os usuários não costumam passar da primeira página quando estão em busca de respostas, por isso é tão importante estar na primeira página. Para que sua empresa conquiste autoridade no mercado e aumente as vendas é necessário uma boa estratégia de SEO.

  • O que é SEO?

A cada segundo, milhões de pesquisas são feitas nos buscadores, principalmente no Google, o mais acessado do mundo. Em casa busca, o buscador procura organizar os conteúdos em um rancking que disponibilize as melhores respostas nas primeiras posições. 

  • Os três primeiros links orgânicos têm cerca de 30% de cliques. 
  • Menos de 1$ dos usuários clicam em algum link na segunda página dos resultados.

A cada nova pesquisa sua marca tem a oportunidade de mostrar seu trabalho. Se suas respostas forem o que os usuários buscam, você pode aumentar o tráfego orgânico e ter mais resultados nas redes sociais. Mas, para isso, é necessário provar ao Google que merece estar nas primeiras posições de pesquisa da SERP (Search Engine Results Pages). 

Essa estratégia faz parte do SEO e o mesmo faz parte do SEM (Seach Engine Marketing), que engloba todas as estratégias para buscadores, inclusive anúncios pagos. Mas, por sua vez, o SEO realiza apenas estratégias orgânicas.

  • Como iniciar uma estratégia? 

Com planejamento, assim como todas as outras atitudes dentro do marketing, Primeiro, é importante que você saiba que os resultados do SEO são de médio e longo prazo.

  • Defina seus objetivos.
  • Crie a persona da sua marca. 
  • Tenha contato com as ferramentas necessárias de SEO (Google Analytics e Google Seach Console). 

Abreviado em três letras, o SEO não é tão difícil quanto parece, mas as ações são dirigidas por diversas estratégias e necessitam de ferramentas específicas para que os resultados sejam alcançados. Para que sua empresa tenha presença de marca e aumente o engajamento orgânico, não são somente os anúncios pagos que são fundamentais para uma ampla e contínua comunicação. 

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