Você já imaginou participar de um grupo fechado no Facebook onde pode compartilhar os acontecimentos do bairro que mora com seus vizinhos?
A empresa confirmou que está trabalhando em um novo projeto, chamado Neighborhoods - “vizinhanças”, em português -, cujo objeto é encorajar os usuários a compartilharem conteúdo com as pessoas mais próximas. Em invés de abordar temas como futebol e pandemia, você será incentivado a conversar sobre os acontecimentos da sua vizinhança.
O grande nome das redes sociais permitirá que você crie perfis direcionados para discutir informações limitadas com moradores próximos. Claro que, além da novidade que está sendo testada unicamente em Calgary, no Canadá, a empresa utilizará o novo projeto para coletar dados e enviar propagandas ainda mais segmentadas e assertivas para os usuários.
O Facebook aos poucos perdeu espaço para dois grandes segmentos: Instagram e TikTok, focados em conteúdo e audiovisual; e TikTok e Telegran, o meio das mensagens privadas. Se o experimento for bem sucedido, provavelmente a empresa de Mark Zuckerberg irá expandir a novidade para toda a América do Norte e, posteriormente, para o resto do mundo.
Vários especialistas acreditam que as interações privadas são o futuro das redes sociais. O que pode justificar, então, o Facebook ter comprado o WhatsApp, além do Instagram, claro. Para garantir o tráfego em sua plataforma e fomentar mensagens diretas, o Facebook busca um meio-termo na comunicação substituindo as postagens públicas por conteúdos nichados e pessoais.