Além dos significados e simbolismos, as datas comemorativas possuem uma grande importância para a economia e para as pessoas envolvidas no comércio. Apenas em 2019, a Black Friday ultrapassou R$ 3 bilhões em movimentação, segundo a Ebit-Nielsen.
De acordo com os dados da pesquisa, os consumidores estão mesmo animados para voltar às compras depois de meses confinados. E tanto faz que seja nas lojas físicas, por aplicativos ou através de e-commerces. 68% dos entrevistados disseram que têm o hábito de comprar durante as promoções da Black Friday.
Mais de 1.700 consumidores maiores de 18 anos e das classes A, B e C foram ouvidos em todo o Brasil. Os resultados revelaram uma perspectiva muito positiva para a data comemorativa que acontecerá no final de novembro.
Relevância no Brasil
- Região Norte – 75%.
- Região Nordeste – 69%.
- Região Centro-Oeste – 63%.
- Região Sudeste – 68%.
- Região Sul – 63%.
Planos para Black Friday
- 42% das pessoas irão comprar.
- 35% não sabem.
- 23% não irão comprar.
Vai muito além da compra
- 65% dizem que comprar algo será uma forma de presentear.
- 55% acreditam que o Black Friday é a melhor época para comprar no ano.
- 51% irão dar prioridade para marcas que fizeram algo positivo durante a pandemia.
Categorias mais desejadas na pandemia
- 31% roupas e acessórios.
- 30% smartphone.
- 30% eletrônicos.
- 26% calçados.
- 23% eletrodomésticos.
- 21% perfumes e cosméticos.
- 21% móveis.
- 20% computadores.
Formas de pagamento
- 67% crédito.
- 42% dinheiro.
- 35% débito.
- 22% boleto.
- 21% carteira digital.
Influência da publicidade
- 39% televisão.
- 37% sites e redes sociais.
- 22% redes sociais de influenciadores.
O que os consumidores esperam deste ano
- 81% sites com as melhores ofertas.
- 69% programas com boas promoções.
- 61% irão antecipar as compras do final do ano.
(Fonte: Behup – Pesquisa Black Friday 2020 para Análises & Insights)