Marketing Digital em 2020: as 5 maiores tendências

Marketing Digital em 2020

Marketing Digital em 2020

O cenário do marketing digital está mudando constantemente.

Se está desatualizado quanto as tendências de marketing digital em 2020, está limitando sua marca nos quesitos alcance e repetição. Se quiser, você pode ignorar essas novas tendências, mas seu público alvo - e seus concorrentes – não irão. Por isso, selecionamos na lista abaixo alguns trends para ficar de olho durante esse ano.

Veremos novas tendências de marketing digital em 2020 ao lado de algumas tendências mais antigas e contínuas que ainda são eficazes:

Chatbots - assistência pessoal sem o pessoal; A tecnologia nesse ano dá nova vida aos chatbots, tornando-os mais convincentes - e populares - do que nos anos anteriores.

Pesquisas por voz - à medida que mais pessoas usam assistentes digitais como Alexa ou Siri, o SEO se inclina ainda mais para o lado das pesquisas por voz, com palavras-chave baseadas em como as pessoas falam, em vez de como digitam.

Marketing de vídeo - com a hospedagem de vídeos cada vez mais fácil, a cada ano vemos vídeos de marca mais bem-sucedidos e ambiciosos online (incluindo vlogs, como consta em nossa lista abaixo).

Mas você já conhecia essas tendências. Agora, fique com:

As novas tendências de marketing digital em 2020

  1. Posts compráveis (comércio social)

Por um longo tempo, as empresas se perguntaram como fazer com que seus seguidores nas mídias sociais visitassem suas lojas online. Agora, elas não precisam mais.

Comércio social refere-se à compra de produtos diretamente por meio de postagens ou anúncios de mídia social. Você não precisa sair do site ou aplicativo. Essas postagens não são exatamente novas, mas desde que o Instagram Checkout foi lançado em 2019, elas estão recebendo cada vez mais atenção, e rapidamente.

 E porque não? As postagens de compras nas mídias sociais fazem sentido. Pelo menos 54% das pessoas nas mídias sociais as utilizam para pesquisar produtos. O objetivo é criar menos etapas para seus compradores, e não mais, portanto, vender diretamente nas mídias sociais diminui as chances de abandono de carrinho.

Você nem precisa ser uma marca de comércio eletrônico. Enquanto vender produtos, mesmo que apenas algumas peças de marca, pode obter retornos maiores ao permitir transações pelas mídias sociais.

  1. Análise de sentimentos

Grande parte da comunicação humana é tentar descobrir o que o outro está pensando. E embora centenas de milhares de anos de avanço biológico não tenham nos ajudado muito a entender um ao outro, depois de apenas alguns anos de tecnologia com capacidade de aprendizado já estamos progredindo.

A análise de sentimentos, ou escuta social, é a prática de analisar as reações de usuários e clientes a um produto ou serviço, normalmente nas mídias sociais ou em outros lugares online. As críticas e postagens online nem sempre são "Eu gosto / não gosto disso", como se fosse preto e branco. Há uma grande área cinzenta com graus variados no meio. Talvez um usuário goste do produto como um todo, mas um recurso em particular atrapalha. Talvez o produto seja bom, mas não o que eles estavam esperando.

A análise de sentimentos geralmente envolve ferramentas e algoritmos de coleta de dados para vasculhar as respostas online à sua marca e avaliá-las. Novamente, essa não é uma nova tendência de marketing digital em 2020, mas a nova tecnologia está tornando-a mais popular do que nunca. Os avanços no processamento de linguagem natural permitem que os computadores entendam o significado por trás do que os humanos dizem online, incluindo gírias e emojis.

Ferramentas de análise de sentimentos como o Lexalytics revelam o que as pessoas realmente pensam sobre sua marca. Você pode usar esses dados para ajustar não apenas seus produtos, mas também suas estratégias de vendas, marketing, mídia social e conteúdo.

  1. Canais de mídia social alternativos e de nicho

Apesar do otimismo em relação aos ganhos mais recentes do Facebook, os contínuos declínios no crescimento do usuário e na opinião pública abalaram a confiança no domínio da plataforma. Da mesma forma, o Twitter está vendo um platô semelhante em crescimento, levando a uma mudança de poder.

Para esclarecer, o Twitter e o Facebook permanecerão ferramentas úteis de marketing digital em 2020 e além. Mas o êxodo já começou.

Canais alternativos de mídia social já estão percebendo novos interesses e níveis promissores de crescimento. Se você puder começar a desenvolver sua presença nesses sites "secundários" agora, provavelmente será recompensado mais para a frente conforme eles continuarem a aumentar.

  1. Vlogging

Vlogs de marca: maldição ou bênção?

Com o sucesso contínuo do YouTube, Instagram Stories e Snapchat, os blogs de vídeo estão mais populares do que nunca. Ao contrário de outros tipos de vídeo, como vídeos explicativos ou curta-metragens, os vlogs são mais pessoais e diretos. Os vloggers conversam diretamente com o espectador (estilo PewDiePie, que possui o canal no YouTube com mais seguidores no mundo), criando uma conexão mais pessoal e direta - obviamente um grande benefício para os profissionais de marketing que tentam estabelecer relacionamentos mais fortes com seus clientes.

Mais do que reclamar sobre como o garçom estragou seu pedido, os vlogs também podem ser práticos e estratégicos. Você pode transmitir ao vivo eventos especiais aos quais nem todos têm acesso, como uma conferência de negócios ou um show. Você também pode postar outro conteúdo caseiro que seus clientes gostariam de ver de qualquer maneira, como entrevistas com celebridades ou espiada nos bastidores.

À medida que o marketing de vídeo continuar a aumentar, provavelmente veremos mais subcategorias, como os vlogs, surgindo. Aprender a diferenciar seu conteúdo de vídeo agora ajudará a acomodar tendências futuras.

  1. Conversando com a Geração Z em sua própria linguagem

Por último, mas não menos importante, os profissionais de marketing de 2020 estão dando as boas-vindas ao último grupo de consumidores, a Geração Z. Os nascidos logo após a virada do século estão agora completando 18 anos e ingressando na força de trabalho em massa. Algumas fontes afirmam que a geração Z representará 40% de todos os consumidores em 2020.

Entre outras coisas, o marketing para a geração Z significa uma mudança acentuada na maneira como você estiliza seu conteúdo. O mercado mais jovem também é o mais peculiar, com gostos que podem parecer estranhos se você estiver acostumado a fazer marketing para Boomers ou Geração X. O marketing digital em 2020 se desvia cada vez mais dos gostos mais "tradicionais" destas gerações.

Se a Geração Z for um dos seus principais mercados, veja uma lista rápida de seus valores gerais:

Autenticidade

Tendo crescido online na era da desinformação, a Geração Z é muito sensível à autenticidade e pode perceber quando está sendo enganada - evite abordagens excessivamente promocionais e opte pela transparência.

Privacidade

A preocupação com a privacidade é muito importante para a Geração Z; portanto, respeitar seus dados é mais certeiro do que usá-los contra eles.

Diversidade

A geração mais diversificada ainda aprecia a diversidade refletida nos vídeos e nas imagens que vê online.

Senso de humor

O humor da geração Z já foi descrito como "estranho" e outros eufemismos menos educados. Portanto, se você não o entende, contrate alguém que o faça.

Os profissionais de marketing observam as semelhanças entre a geração Z e a geração dos Millenials, mas à medida que o mercado da geração Z amadurece nos próximos anos (de várias maneiras), a probabilidade é de que surjam ainda mais diferenças.

As próximas tendências de marketing digital em 2020 são, paradoxalmente, mais humanas e mais mecânicas. Parece que a atração geral do marketing digital vai na direção de relacionamentos mais pessoais com nichos mais direcionados, mas os meios para fazer essas conexões dependem da automação e das novas tecnologias. O coração do marketing digital permanece o mesmo - entregar às pessoas o que querem, quando e onde querem - e a tecnologia em 2020 está abrindo novas portas para chegar lá.

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