Os hábitos dos consumidores estão mudando constantemente, e o que seus clientes querem e esperam hoje é diferente do que eles queriam e esperavam há apenas cinco anos. Portanto, como profissionais de marketing e vendedores de conteúdos sociais, precisamos mudar a maneira como comercializamos e vendemos para corresponder à maneira como as pessoas realmente compram nossos produtos e serviços.
Como profissionais de marketing, gerar leads de grande quantidade e alta qualidade é o nosso objetivo mais importante. Um mecanismo de geração de leads bem-sucedido é o que mantém o pipeline cheio de perspectivas de vendas, mesmo enquanto você dorme, mas apenas um em cada dez profissionais de marketing diz sentir que suas campanhas de geração de leads são eficazes.
Embora existam muitas coisas que os profissionais de marketing podem fazer para aumentar os leads e as vendas, resumimos exatamente o que o título diz:
6 estratégias simples para gerar leads
Essas seis estratégias de geração de leads são tão simples que você vai se perguntar por que não colocou algumas ou todas em prática ainda. Dá uma olhada:
O marketing por e-mail começa com um alcance inicial para clientes ou clientes em potencial. Crie uma lista direcionada de possíveis clientes em potencial em seu nicho e entre em contato com eles pessoalmente por e-mail para iniciar uma conversa.
O marketing por e-mail começa com um alcance inicial para clientes ou clientes em potencial. Crie uma lista direcionada de possíveis clientes em potencial em seu nicho e entre em contato com eles pessoalmente por e-mail para iniciar uma conversa.
É necessário determinar se seu produto ou serviço é adequado para eles, e isso oferece uma nova oportunidade para pesquisar minuciosamente seus possíveis clientes e enviar um e-mail personalizado. Seja individual ou por e-mail para toda a lista, o marketing por e-mail é um ótimo canal para gerar leads novos.
Só um aviso: verifique se você tem uma estratégia de adesão. O primeiro passo para a geração de leads por e-mail é garantir que você tenha assinantes satisfeitos que gostam de receber e-mails seus.
Além de usar o e-mail para iniciar a conversa, você também deve usá-lo como uma ferramenta de acompanhamento eficaz para manter contato com clientes. É importante manter-se atualizado, para que você possa ter a oportunidade de encontrá-los quando eles estiverem prontos para comprar.
Postar regularmente é uma ótima maneira de manter seu site atualizado e de aumentar sua visibilidade para pesquisas de palavras-chave do Google. Além disso, também é uma boa maneira de criar confiança em sua marca, nutrir leads e aumentar sua credibilidade como especialista no assunto.
De acordo com o recente relatório de benchmarks da HubSpot, as empresas que postam de seis a oito vezes por mês dobram seu volume de leads. Isso prova que o blog é um canal altamente eficaz para geração de leads. Em todas as postagens do blog, você também deve incluir links para outras páginas do seu site na postagem, bem como uma frase de chamariz destacada.
Além dos posts, adquira o hábito de postar regularmente nas mídias sociais. Você deve incluir seu próprio conteúdo, além de compartilhar conteúdo de outras pessoas. Isso ajuda a melhorar sua visibilidade e a aumentar suas métricas no Social Selling Index do LinkedIn e em sites semelhantes, e também te ajuda a gerar leads.
Ao utilizar redes sociais, se esforce para:
Atrair seguidores fiéis, construindo um relacionamento com clientes em potencial. As conexões de mídia social têm tudo a ver com relacionamentos entre pessoas, então conheça seu público online comunicando e compartilhando informações. Para gerar leads, você deve gerar interação humana com os outros.
Lembre-se: As mídias sociais exigem e prosperam no diálogo. As empresas que usam apenas as mídias sociais para divulgar mensagens sobre si mesmas e o quão boas são, não estão usando canais sociais de maneira eficaz. Para gerar leads, o objetivo é interagir com outras pessoas e ser útil; considere compartilhar algo que não está relacionado à sua empresa, como links para outras coisas interessantes que você encontrou online que sabe que seriam do interesse da sua comunidade online.
O envio de e-mails sobre estudos de casos de sucesso para clientes em potencial pode ser incrivelmente eficaz para atrair esses clientes para o seu negócio. Um estudo de caso adequado demonstra um ROI claro e quantificável e fornece prova social, ajudando sua empresa e equipe de vendas a garantir o sucesso.
Se você não der às pessoas instruções sobre o que fazer em seguida, muitas vezes nenhuma ação será tomada. Certifique-se de fornecer um plano de ação claro em todo o site e até mesmo em seu conteúdo.
Também é muito eficaz para a geração de leads ter páginas de destino configuradas para converter o tráfego do site em leads.
Ter um CTA dedicado a uma página de destino é algo geralmente ignorado por muitas empresas. As frases de chamariz têm o objetivo de enviar visitantes a uma landing page específica, onde recebem uma oferta específica e não devem ser usadas para direcionar pessoas para sua página inicial. Mesmo que seu CTA seja sobre sua marca ou produto, você ainda deve enviá-lo para uma página de destino segmentada relevante para o que o cliente está procurando.
Dito isto, seu CTA é principal ingrediente que leva clientes em potencial até suas ofertas. Se seus CTAs não são eficazes para capturar a atenção das pessoas e convencê-las a clicar, afeta o valor da oferta. No mundo de hoje, onde todas as marcas estão lutando pela atenção dos consumidores, é fundamental que os clientes em potencial escolham sua oferta em detrimento de seus concorrentes.
Não pare de acelerar quando os negócios estiverem bons, continue a manter seu pipeline de vendas cheio.
Cometendo o erro de diminuir a geração de leads quando os negócios estão indo bem, você corre o risco de faltarem leads no momento em que acabar realmente precisando deles. Continue a gerar leads consistentemente para manter seu pipeline de vendas ativo e proteger o crescimento futuro dos seus negócios.
Embora você possa estar utilizando uma ou mais dessas seis estratégias para gerar leads, é fácil ficar tão ocupado perseguindo clientes em potencial e leads que outras táticas não ganham atenção. Se você não utiliza marketing por e-mail, blog e mídias sociais, é hora de planejar seu trabalho e elaborar seu plano. Ao começar a criar redes e pontos de contato pessoais, não se esqueça de aproveitar histórias de sucesso, criar ótimas ofertas, CTAs e páginas de destino.
Acima de tudo, continue seguindo o plano, empregando essas estratégias para gerar novos leads, nutrindo clientes em potencial e fechando mais vendas!