Múltiplas métricas: uma das principais estratégias para um ROI de sucesso

 

ROI (Return Over Investment), uma das métricas mais citadas e calculadas por empresas de todos os ramos de atuação. O indicador financeiro se baseia na relação entre o dinheiro ganho e o dinheiro aplicado em um investimento. O resultado financeiro fruto de ações estratégicas de marketing está diretamente ligado à métrica.

Recentemente falamos do Marketing Phygital, a nova necessidade para dialogar com os consumidores, a fusão dos mundos on e offline, a junção do presente e do futuro. Porém, sabemos que por muito tempo, os resultados das campanhas de publicidade eram analisados com base em achismos. Afinal, não haviam números a serem analisados. 

O Marketing Digital trouxe consigo diversas métricas que tornaram possível saber com precisão a eficácia dos investimentos realizados. Além de ser um dos principais indicadores, o ROI (Return Over Investiment) é muito utilizado para determinar se as estratégias de marketing estão dando resultado. 

Para calcular o ROI, é preciso analisar o retorno do lucro líquido dividido pelo valor investido em publicidade - é um número fácil de calcular, se os números corretos estiverem sendo usados -. 

Antes de mais nada, já queremos esclarecer que: o ROI não está perdendo força. Algumas métricas é que estão sendo mensuradas de forma incorreta. O cálculo é essencial para garantir que apenas ações lucrativas sejam realizadas, e que a empresa saiba os métodos que não funcionam. Basta aprender a usá-lo de maneira correta e estratégica para transformar as ações e os resultados da empresa. 

As diversas métricas de marketing permitem que você tenha a certeza de que está no caminho certo. Para que a comunicação de uma estratégia publicitária seja assertiva e tenha um bom retorno financeiro, a marca precisa ter certeza de que está investindo dinheiro onde é mais próspero. 

Compreender o ROI é fundamental para organizações de todos os nichos de atuação. Se você é um profissional de marketing, a métrica vai mostrar seu valor ao cliente. Se você é um empresário, o conceito é fundamental para que continue investindo financeiramente. 

Para um melhor retorno de investimento explore diferentes abordagens! 

  • ROI não é a única métrica importante - analise o CAC

Apesar do investimento financeiro ser fundamental para a criação de estratégias, o marketing não é apenas lucro. É experiência, sentimento e comportamento. O CAC (Custo de Aquisição do Cliente), é outra das métricas mais importantes e está ligada ao ROI. Resumidamente: o conceito representa o custo para você adquirir clientes. 

A métrica analisa o custo total das despesas de marketing ao longo do tempo e a quantidade de clientes que sua empresa conquistou. Quando ligado ao ROI, o CAC permite que você trabalhe para gastar menos dinheiro para conquistar novos clientes. 

  • Melhore as taxas de conversão com CRO 

As taxas de conversão do seu site estão baixas? Mesmo quando, para você, elas estiverem satisfatórias, sabia que sempre tem como aprimorar. E para melhorá-las com base nos resultados, é necessário seguir os indicadores do CRO (Conversation Rate Optimization - Otimização da Conversão).

A vantagem mais imediata do CRO é a otimização da taxa de conversão de uma página ou site. Cada dia com uma página, uma campanha ou uma Lading Page ruim de conversão no ar é sinônimo de perda de dinheiro. Anúncios, e-mails marketing, matérias de blog, posts nas redes sociais e outras ações de Marketing Digital também precisam de conversão otimizada. 

  • Conquiste o melhor ROI em mídia paga com Google e Facebook Ads 

Quando falamos em ROI, as mídias pagas são um dos pontos que mais precisam de acompanhamento frequente, já que é preciso identificar se os investimentos estão trazendo resultados positivos. 

Para as mídias Google Ads e Facebook Ads, existem 5 práticas comprovadas que ajudam a alcançar o melhor ROI em mídia paga! 

  1. Saiba como chegar e se comunicar em cada estágio de compra do possível cliente.
  2. Tenha objetivos claros e bem traçados para cada campanha realizada. 
  3. Campanhas diferentes conversam com públicos diferentes - mude a segmentação. 
  4. Comece investindo pouco para entender o resultado - se você não tiver base comparativa.
  5. Realize um relatório com o ROI de cada campanha - para análise de evolução. 

Agora que você já sabe, em resumo, que as campanhas são a linha de frente da sua estratégia digital e que os resultados das ações impactam todos os níveis da empresa, define as métricas mais importantes para que sua empresa coloque as dicas acima em prática. Ah, e não esqueça do relatório para fazer a análise comparativa. 

Mesmo depois de todas as dicas você não sabe como diagnosticar as métricas mas relevantes para seu negócio? Entre em contato conosco e nos siga nas redes sociais! 

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