ROI (Return Over Investment), uma das métricas mais citadas e calculadas por empresas de todos os ramos de atuação. O indicador financeiro se baseia na relação entre o dinheiro ganho e o dinheiro aplicado em um investimento. O resultado financeiro fruto de ações estratégicas de marketing está diretamente ligado à métrica.
Recentemente falamos do Marketing Phygital, a nova necessidade para dialogar com os consumidores, a fusão dos mundos on e offline, a junção do presente e do futuro. Porém, sabemos que por muito tempo, os resultados das campanhas de publicidade eram analisados com base em achismos. Afinal, não haviam números a serem analisados.
O Marketing Digital trouxe consigo diversas métricas que tornaram possível saber com precisão a eficácia dos investimentos realizados. Além de ser um dos principais indicadores, o ROI (Return Over Investiment) é muito utilizado para determinar se as estratégias de marketing estão dando resultado.
Para calcular o ROI, é preciso analisar o retorno do lucro líquido dividido pelo valor investido em publicidade - é um número fácil de calcular, se os números corretos estiverem sendo usados -.
Antes de mais nada, já queremos esclarecer que: o ROI não está perdendo força. Algumas métricas é que estão sendo mensuradas de forma incorreta. O cálculo é essencial para garantir que apenas ações lucrativas sejam realizadas, e que a empresa saiba os métodos que não funcionam. Basta aprender a usá-lo de maneira correta e estratégica para transformar as ações e os resultados da empresa.
As diversas métricas de marketing permitem que você tenha a certeza de que está no caminho certo. Para que a comunicação de uma estratégia publicitária seja assertiva e tenha um bom retorno financeiro, a marca precisa ter certeza de que está investindo dinheiro onde é mais próspero.
Compreender o ROI é fundamental para organizações de todos os nichos de atuação. Se você é um profissional de marketing, a métrica vai mostrar seu valor ao cliente. Se você é um empresário, o conceito é fundamental para que continue investindo financeiramente.
Para um melhor retorno de investimento explore diferentes abordagens!
Apesar do investimento financeiro ser fundamental para a criação de estratégias, o marketing não é apenas lucro. É experiência, sentimento e comportamento. O CAC (Custo de Aquisição do Cliente), é outra das métricas mais importantes e está ligada ao ROI. Resumidamente: o conceito representa o custo para você adquirir clientes.
A métrica analisa o custo total das despesas de marketing ao longo do tempo e a quantidade de clientes que sua empresa conquistou. Quando ligado ao ROI, o CAC permite que você trabalhe para gastar menos dinheiro para conquistar novos clientes.
As taxas de conversão do seu site estão baixas? Mesmo quando, para você, elas estiverem satisfatórias, sabia que sempre tem como aprimorar. E para melhorá-las com base nos resultados, é necessário seguir os indicadores do CRO (Conversation Rate Optimization - Otimização da Conversão).
A vantagem mais imediata do CRO é a otimização da taxa de conversão de uma página ou site. Cada dia com uma página, uma campanha ou uma Lading Page ruim de conversão no ar é sinônimo de perda de dinheiro. Anúncios, e-mails marketing, matérias de blog, posts nas redes sociais e outras ações de Marketing Digital também precisam de conversão otimizada.
Quando falamos em ROI, as mídias pagas são um dos pontos que mais precisam de acompanhamento frequente, já que é preciso identificar se os investimentos estão trazendo resultados positivos.
Para as mídias Google Ads e Facebook Ads, existem 5 práticas comprovadas que ajudam a alcançar o melhor ROI em mídia paga!
Agora que você já sabe, em resumo, que as campanhas são a linha de frente da sua estratégia digital e que os resultados das ações impactam todos os níveis da empresa, define as métricas mais importantes para que sua empresa coloque as dicas acima em prática. Ah, e não esqueça do relatório para fazer a análise comparativa.
Mesmo depois de todas as dicas você não sabe como diagnosticar as métricas mas relevantes para seu negócio? Entre em contato conosco e nos siga nas redes sociais!