As tecnologias emergentes são avanços e inovações nas mais diversas áreas tecnológicas. Com grande potencial de impacto e crescimento, estas tecnologias ampliam as possibilidades de atuação de uma empresa como um todo.
Quando você pensa no futuro, o que vem à sua cabeça? Provavelmente, algo relacionado à tecnologia. Afinal, falar do futuro sem abordar inovação e possibilidades tecnológicas fica cada vez mais difícil e distante da atual realidade.
As tecnologias não apenas fomentam o desenvolvimento do mundo dos negócios como também ditam mudanças na sociedade e no comportamento humano. O acirramento entre as empresas concorrentes tem exigido cada vez mais diferenciais das marcas. O uso de tecnologias emergentes tem se mostrado um fator diferenciador fundamental.
Os últimos anos foram marcados por novas tecnologias que prometem mais segurança digital, agilidade e proporcionam, aos usuários, uma experiência ainda mais dinâmica e exclusiva. A facilidade é um dos principais propósitos tecnológicos. Por isso, são capazes de conquistar uma comunidade.
Cada tecnologia tem um objetivo e beneficia um grande grupo. Mas, assim como no universo digital, tudo está conectado e interligado. O que determina a maneira como os negócios são desenvolvidos e guiados é a convergência de tecnologias.
Que o consumidor está cada vez mais exigente, informado e inteligente nós já sabemos. Mas, para desenvolver um relacionamento fiel e confiável entre a marca e o consumidor, é preciso ter transparência em todas as situações.
Assim como as empresas que não fazem parte do universo digital, as que não incorporarem tecnologias aos processos - mesmo que de maneira gradativa -, terão dificuldade de se manter no mercado e serem lembradas pelos consumidores.
A empresa de consultoria PwC Brasil, realizou a pesquisa “As Oito Essenciais”, onde apontou as tecnologias emergentes mais promissoras para os próximos anos. O ranking conta com aquelas que são capazes de solucionar problemas de gerenciamento, do dia a dia, do trabalho e na relação com o público.
Mais potente do que quando utilizadas individualmente, a somatória das tecnologias é inúmeras vezes mais poderosa e valiosa. O antigo ditado “a união faz a força” simboliza tal convergência.
1. Blockchain
Já ouviu falar no sistema? Ele permite rastrear o envio de dados pela internet, de maneira mais confiável. As informações do usuário são organizadas em blocos e reorganizadas sempre que uma transferência é realizada. A ação, que garante mais segurança nas transações, já é utilizada por bancos e instituições financeiras.
(Foto: Google)
2. Drones
Os “pequenos aviões” são vistos com cada vez mais frequência no céu. Usados para captação de imagem, em um futuro muito próximo eles serão úteis para realizar entregas, garantir a segurança de um determinado local e até auxiliar no trabalho de hospitais e órgãos públicos.
Os maiores nomes da indústria: Apple, Amazon, Google e Microsoft, já planejam utilizar drones em suas diversas funções, em um futuro muito próximo.
(Foto: Google)
3. Impressão 3D
Utilizada para reduzir custos, adiantar prazos de entrega e diminuir os danos ao meio ambiente, a impressão 3D é uma das grandes promessas para os próximos anos. A construção se baseia em um modelo virtual e pode utilizar materiais como metal, plástico, gesso e vidro. Embora algumas casas ao redor do mundo já tenham sido construídas com a tecnologia, em breve ela será replicada em larga escala.
(Foto: Google)
4. Inteligência artificial Falar sobre o assunto, até poucos anos atrás, parecia utopia. Hoje, vivemos essa realidade, mas não tão acentuada como nos filmes. A IA, como é chamada, se baseia em softwares e algoritmos capazes de aprender e desenvolver padrões a partir de dados.
Através dos dados, a indústria pode compreender as ações atuais do consumidor e prever tendências de consumo.
(Foto: Google)
5. Internet das Coisas
Fazer do mundo físico e digital um único universo. Isso é o que a IOT, como é chamada, se propõe. Siri e Alexa são exemplos que mostram o quão poderosa e abrangente é essa tecnologia. Automação da casa, comando por voz e imagem, carros que se auto pilotam… algumas das possibilidades já exploradas.
(Foto: Google)
6. Realidade aumentada
A cada dia que passa o físico e o digital estão cada vez mais unidos. A junção propõe uma nova forma de ver o mundo, expandindo a visão real através de imagens e sons. Consegue se imaginar trabalhando com óculos “computador”? Essa já é a realidade de estoquistas, responsáveis por manutenção, produção e entregas.
(Foto: Google)
7. Realidade virtual
Assim como a realidade aumentada, a realidade virtual vem para mudar a maneira como vemos o mundo. A tecnologia utiliza imagens de computador tridimensionais, que inserem alguém em determinada situação. Fazer parte de uma viagem ou de um videogame, com a tecnologia, é possível.
No mundo dos negócios, a realidade virtual pode melhorar o atendimento, a experiência e se projetar para ainda mais próximo do consumidor. As assistentes virtuais mais famosas do mundo são resultado da tecnologia.
(Foto: Google)
8. Robótica
A área não se cansa de inovar. Embora os robôs, produzidos em larga escala, tendem a atuar também em outros setores, visando a automação e agilidade na produção. Apesar de bastante conhecido, o setor tem muito a crescer.
Como a maior parte das tecnologias são de alto custo, para implementá-las nas redes varejistas, é necessário inovar com a ajuda de outras empresas e sistemas que forneçam o tipo de tecnologia.
É fundamental lembrar que: mais importante que conhecer as 8 maiores promessas do futuro tecnológico, é enxergá-las com tal potencial. E que, apesar de serem cada vez mais necessárias, as tecnologias não inferiorizam o valor humano nas empresas. Elas apenas complementam e servem para potencializar a relação entre as pessoas e fomentar as produções.
(Foto: Google)