O Marketing Offline abrange toda as ações de divulgação que acontecem fora do universo digital, bem como rádio, outdoor, comerciais em televisão e anúncios em revistas. “Quem ainda assiste televisão e ouve rádio nos dias de hoje?”, este é um dos comentários realizados quando se fala em Marketing Offline.
“Quem ainda vê tv e ouve rádio hoje em dia? O Marketing Offline morreu!”, esta com certeza não é uma frase nova para você, dono de empresa ou atuante no mercado da comunicação.
No último ano, quantas vezes você ouviu algum comentário referente à Marketing Offline afirmando que as ações de divulgação que não englobam o universo digital estavam perdendo a força e a necessidade? Muito provavelmente em diversas ocasiões.
A frase popular “marketing é a alma do negócio” diz muito a respeito das estratégias de divulgação de uma empresa que, na maioria das vezes, conta com um bom planejamento e traça estratégias assertivas de divulgação.
Embora o conceito de marketing seja abordado como algo extremamente atual, ele na verdade é uma ciência - ou arte - dos nossos tempos, das gerações Y e Z. O marketing é uma das maneiras mais difundidas de se fazer marketing e desenvolver um relacionamento com o consumidor.
Porém aqui, você aprenderá sobre o conceito, as vantagens e as formas de executar as estratégias de Marketing Offline.
O Marketing Offline abrange todas as ações de divulgação que acontecem fora do universo digital, bem como rádio, outdoor, comerciais e anúncios em revistas. As divulgações feitas através das mídias tradicionais deram início às propagandas de produtos e serviços. O ato promocional tem como objetivo difundir uma marca, utilizando as mídias tradicionais como ferramenta de posicionamento e branding.
Você, que acompanha diariamente o crescimento do Marketing Digital e tem visto o boom do conceito durante a pandemia, acredita que investir em Marketing Offline é nadar contra a correnteza? Mostramos a você a força que o meio de comunicação tem e o aumento expressivo que sofreu nos últimos meses.
Uma pesquisa realizada pelos grupos Cultura Audiovisual e Tecnologia (CAT) e Comunicação, Cultura e Discurso (Grudi), sob a coordenação do Departamento de Comunicação da Ufes, baseou-se em mais de 830 pessoas de todas as regiões do país. O estudo comprovou que a maioria delas aumentou o consumo de mídias e de busca por informação durante a pandemia.
Quando falamos em canais de comunicação, a televisão é o primeiro meio em que as pessoas buscam informações, com mais de 73,41%. O Brasil segue a tendência mundial: o consumo de TV e sites de notícias aumentou durante o período de isolamento social. Para atender o público que tem passado ainda mais tempo em casa, a televisão ampliou suas programações jornalísticas.
Embora muitas pessoas ainda acreditem que o investimento em ações offline está com os dias contados, os números mostram o contrário. É fundamental lembrar que as oportunidades fora do mundo digital são tão vantajosas quanto a divulgação online. Afinal, a propaganda deve estar onde o consumidor está.
Caminhar pela rua, ler materiais impressos e assistir à TV são algumas das atividades vivenciadas diariamente. As pessoas transitam entre os universos on e offline.
Além disso, é fundamental lembrar que existem pessoas sem acesso à internet, seja por questões financeiras, geográficas ou simplesmente por não se adaptarem aos dispositivos. O Marketing Offline exerce um papel muito importante no combate às fake news por contar com uma curadoria ainda mais seleta.
Você sabe quais são as principais diferenças dos dois tipos de comunicação?
As dessemelhanças vão bem além dos canais utilizados para executar as estratégias.
O alcance das ações realizadas no Marketing Digital e no Marketing Offline é a maior diferença entre os dois tipos de divulgação. O Marketing Offline, com outdoor e anúncio em televisão, por exemplo, pode alcançar milhares de pessoas. Porém, não é possível controlar quem vai ver o material, ao contrário dos anúncios do Marketing Digital, onde é possível segmentar o perfil dos consumidores que a marca deseja alcançar.
Muitas pessoas ainda acreditam que para investir em ações estratégicas não é necessário planejar o budget. Mas, para obter grandes resultados é necessário realizar consideráveis investimentos, tanto em campanhas offline quanto em campanhas digitais.
No ramo online, o empreendedor pode definir o budget utilizado para as ações em cada um dos canais de comunicação, e o anúncio pode ser mostrado para um número menor de usuários, de maneira mais assertiva.
No setor offline, a empresa baseia-se nos meios de comunicação disponíveis nas regiões que desejam alcançar. Embora não seja possível segmentar o público que será impactado pelo anúncio realizado.
Empresas que não têm o hábito investir em ações estratégicas acabam tendo limitações para atingir as metas traçadas durante o planejamento desenvolvido.
A maneira como os resultados destes dois tipos de estratégias são bem distintas. Vale lembrar que o Marketing Offline tem como objetivo reforçar o nome da marca e torná-la conhecida no mercado.
Para medir a eficiência de uma campanha é necessário considerar o número de visitantes na loja, por exemplo. Já no Marketing Online, é possível medir os resultados do anúncio feito por meio do CPC do tráfego do site e também no número de leads.
Você conseguiu compreender ainda mais sobre o conceito de Marketing Offline e quais são suas vantagens? Confira a matéria “Marketing Phygital: a fusão dos mundos on e offline” para entender de maneira ainda mais profunda a relação e também a junção dos dois universos tão importantes para a comunicação.
Nós somos e acreditamos na comunicação onlife - para compreender o termo confira a matéria “Online: a importância da comunicação 360º” - pois a interação dos dois formatos de comunicação, online e offline, promove e enfatiza o diálogo contínuo em todos os meios de conversão.
Quer ter um relacionamento onlife com os consumidores? Junte-se a nós e conte com quem entende!