Independente do ramo de atuação, se você começou a trabalhar na internet há pouco tempo e quer aparecer lado a lado com seus concorrentes, provavelmente já teve uma dúvida bastante comum: como começar a investir em Google Ads e Facebook Ads. A resposta desse questionamento é “depende”. Sim, depende de diversos fatores. Não há uma receita pronta que possa ser aplicada em toda as áreas, você terá que analisar o cenário completo da empresa e listar as necessidades e os objetivos.
Em primeiro lugar, é importante lembrar que nosso país é o 3º no ranking dos que passam mais tempo na internet. Gastamos, em média, 9 horas navegando diariamente.
Estamos também entre os primeiros quando falamos no tempo gasto nas redes sociais: são mais de 3 horas diárias. 92% dos usuários acessam as redes pelo celular e a maioria dos perfis do Facebook e do Instagram, no Brasil, são mulheres, totalizando 54%.
Antes de tudo você precisa realizar pesquisas e montar um planejamento. Reunir todas as informações necessárias para conhecer seu público e traçar as estratégias de marketing digital, é fundamental para dar início ao investimento nas redes sociais. Inúmeros fatores devem ser analisados como: o budget disponível para tal campanha, o público que você deseja atingir, como é o comportamento desses possíveis consumidores, a região a ser impactada, o valor do serviço e/ou produto vendido pela empresa, o período que você deseja ter retorno.
>> Investimento baseado em conversão
Se você optar por esse caminho, o primeiro passo é definir quantos clientes quer gerar com a campanha. Se o objetivo for uma conversão direta, ou seja, uma venda automática, você precisa se atentar à taxa dada pela relação do números dos visitantes. Para uma conversão indireta, ou seja, uma campanha na qual o resultado é um lead, o trajeto é mais longo. Vale frisar que leads são contatos de potenciais clientes.
O funil de interesse e venda, que antes era igual para todas as pessoas, não é mais. Até o momento que os consumidores interessados decidem comprar, os caminhos e pontos de contato podem ser diversos. Gerar venda depende do esforço depositado, da constância de conteúdo e da diversidade nas formas de impacto.
>> Investimento para fortalecer o branding
O objetivo da campanha é mostrar o que sua marca faz, porque ela nasceu e no que acredita. O branding é fundamental para transmitir todas essas informações aos clientes e levá-los ao site, gerar interesse e posteriormente realizar uma venda. Porém, para esse objetivo, outro fator deve ser observado: reconhecer a quantidade de buscas realizadas pelas palavras-chave do Google.
>> Investimento baseado em estratégias tentadoras
Para fortalecer a presença de marca e aumentar as oportunidades de negócio é necessário traçar uma estratégia tentadora. O investimento em Face Ads possibilita, dentre diversos benefícios um retorno bem mais rápido que o Google Ads, por exemplo. A rapidez e a facilidade para criar campanhas são grandes atrativos. Os canais são acessíveis a qualquer empresa, independente do nicho de atuação, porte e tempo de mercado.
Para anunciar seu produto ou serviço não basta querer, é fundamental traçar uma estratégia de marketing bem direcionada e alinhar a comunicação. Caso contrário, a empresa pode não atingir o resultado esperado. Campanhas não otimizadas e sem objetivo claro tendem a não conquistar os consumidores.
>> Investimento em diferentes anúncios
Realizar mais de um modelo de anúncio é fundamental para que você possa verificar o impacto que cada um deles gerou no público. Com mais de uma variação rodando, você pode analisar o impacto e escolher o anúncio que mais gerou interesse no público para seguir. Você pode, por exemplo, mudar uma frase ou usar uma imagem diferente, alterar os dados demográficos da segmentação e até mesmo, produzir o mesmo conteúdo em formato diferente.
Anotou todas essas informações para aprender a investir e se destacar dos concorrentes na internet? Lembre-se que independente da verba disponível, estar presente em todos os canais de comunicação que seu público frequenta é fundamental. Saber que os anúncios não geram resultados a curto prazo também é de extrema importância para que você saiba compreender e analisar o mercado. Constância é vital para que sua marca se destaque. Não basta anunciar uma única vez, principalmente se você teve o objetivo alcançado. Manter a recorrência fará com que sua marca acompanhe a evolução do mercado mundial e para que os concorrentes conheçam sua zona de expertise.