Os gatilhos promocionais são técnicas utilizadas para atrair consumidores em uma ação promocional realizada no ponto de venda, na internet ou na televisão.
Em uma loja física ou virtual, quais são os apelos promocionais que despertam seu interesse e estimulam sua decisão de compra? Já se perguntou quais são os gatilhos necessários para encantar o público e fomentar as vendas? Com o objetivo de descobrir os atributos mais eficientes e as técnicas mais poderosas para atrair os consumidores em uma ação promocional, o Portal da Promo desenvolveu uma pesquisa, “Raio-X da Promoção 2021”. O estudo dividido entre “Promoções” e “Cashback” reuniu mais de 2.300 colaboradores.
Segundo dados do estudo, grande parte das promoções mais acessadas do Portal da Promo utilizavam o momento de crise causado pela pandemia e o posicionamento das marcas como parceiras dos consumidores como gatilho promocional.
(Fonte: Meio & Mensagem)
As três primeiras grandes marcas (Guaraná, Ypê e P&G) têm um perfil similar: alta recorrência em promoções cuja premiação oferecia aos consumidores a chance de “mudar de vida”. O awareness, como de costume, também é um atributo essencial: 71% dos entrevistados para a pesquisa recordam de ao menos uma propaganda promocional das marcas.
A facilidade em participar das promoções feitas, e o nível de engajamento orgânico, fez com que 41% dos entrevistados tenham participado de pelo menos uma das campanhas citadas pelo Portal da Promo.
A facilidade, o conhecimento e o alto valor dos prêmios são os gatilhos que mais fazem com que o público participe das promoções. 57% engajam em promoções simples de compreender e participar, 31% aderem ações de marcas conhecidas e 13% se interessam pelo alto valor dos prêmios.
Quando se trata dos canais mais relevantes para divulgar a promoção, 37% dos participantes da pesquisa informaram que escolheram ponto de venda, 35% optaram pela internet e 27% decidiram em frente à televisão.
No universo digital, 46% dos entrevistados responderam que preferem participar de campanhas através do WhatsApp, 33% através de hotsites. 11% por QR Code e 10% por aplicativos.
No segundo recorde e momento da pesquisa, que avalia somente as promoções de cashback, “dinheiro de volta”, “experimente grátis”, “dinheiro no bolso” e “grátis” fazem parte da maioria dos discursos das promoções mais acessadas e lembradas.
(Fonte: Meio & Mensagem)
Quanto se trata de cashback, o awareness é inferior. Apenas 34% dos entrevistados responderam que lembravam de pelo menos uma campanha promocional com as condições citadas acima.
Os homens, que normalmente não têm participação efetiva em campanhas promocionais que envolvem “sorte”, tiveram uma participação de 30% em relação às mulheres quando se trata de ações que oferecem cashback. Acredita-se que devido à racionalidade e imediatismo.
Os gatilhos que mais atraem a atenção do público: “entendo o cashback como um bom desconto” em primeiro lugar e “é uma oportunidade de experimentar um produto sem gastar” em segundo.
Durante a pesquisa, 45% dos respondentes afirmaram que o cashback abre possibilidade para que se tornem "fiéis" à marca que demonstra tal preocupação. Já 31% apenas reconhecem o benefício.
Já para os mais jovens, 46% (de 18 a 24 anos) e 41% (de 25 a 34 anos) responderam que uma campanha atraente de cashback está diretamente ligada ao uso de tecnologias como WhatsApp e QRCode.
Você, como empresa, faz e fez uso de quais gatilhos promocionais em campanhas publicitárias? E você, como consumidor, de quais campanhas recorda? As técnicas para atrair o público são utilizadas com cada vez mais frequência e de maneira cada vez mais estratégicas.
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